quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Oito de Agosto

Hoje é contigo que quero falar.
Contigo e só contigo. Afinal, em trinta anos, é a terceira vez que não passo este dia contigo. É uma vez em cada década, mas temo que nem assim seja no futuro.

Sei que para ti é um dia de distintas emoções. Não sabes se hás-de sentir-te feliz ou triste. Acreditas que não podes sentir-te feliz.

Curiosamente, da primeira vez que não passei este dia contigo, estava neste país onde agora vivo. Era então uma criança, e tu, que até então nunca te separaras de mim, deixaste-me partir. Lembro-me do teu sorriso enquanto te despedias de mim no aeroporto, enquanto por dentro tinhas o coração esmagado pela separação, ainda que só por um mês. Acredito que ainda hoje, cada dia que me acompanhas ao aeroporto, sentes o mesmo aperto, com a dificuldade de não saberes quando é a próxima vez que me tornarás a ver.

Da segunda vez, deixaste-me porque querias passar este dia, o teu dia, com quem mais precisava de ti. Já não era criança, antes adolescente a entrar em fase adulta, que tentava ultrapassar, não sem dificuldade, desejos e amores proibidos e surpresas desagradáveis. Foi duro ficar para trás. Sabia que precisavas de mim, do meu carinho, da minha presença, mas sabias que tinhas que seguir a tua intuição, e quiseste passar o teu dia com o teu pai, que se despediu de nós nos teus braços.

Esta é a terceira vez, nada de marcante, felizmente, a não ser as memórias do passado e as lembranças de quem partiu neste dia. Sei, por isso, que este dia, para ti, tem um sabor amargo, apesar de toda a doçura que para mim representa.

Queria estar contigo. Não posso. Queria dizer-te que estou muito feliz por este dia, porque te celebro e por ti, celebro-me. É o dia que te viu nascer, por isso que me fez nascer. Pode ser o dia em que perdeste um pai, e eu um avô, mas foi o dia em que, mesmo antes de ter nascido, ganhei uma mãe.

Um beijo muito grande e um abraço muito apertado.

23 comentários:

Teresa disse...

Que lindo cartão de parabéns!

Um grande beijo, amigo desaparecido.

Diabba disse...

Parabéns chavalo.

Tenho uma coisa em comum ctg, mas não não vou falar disso hoje.

beijos d'enxofre com caramelo

Anónimo disse...

O amor de mãe é o mais puro o maior e mais sincero que nós mulheres sentimos por alguém,e essa que é a tua mãe,deve de estar muitissimo feliz por ter um filho como tu,eu sei que além do que escreves ainda existe muito mais para dizer,mas é só para ti.Sê feliz porque se o fores de certeza que ela também será.Muita saúde para os dois,epara ti um beijo da FIFI

Anónimo disse...

Só queria dizer que foi bom entrar neste blog,foi quando fiz em Maio uma viagem a Amesterdão e andei na net a procurar de matéria para organizar a viagem,fui parar ao blog da Tuxa,onde encontrei o teu achei graça ao nome e fui ler tudo desde o principio e fiquei contente por ter encontrado sem querer alguém que como eu amava o Porto,continua a escrever que a tua escrita faz bem a muita gente.Chau da FIFI

Tuxa disse...

Que belo texto meloes... muitos parabens para a tua mae e felicidade embrulhada em papel rosa para voces!

Melões Melodia disse...

Teresa - Obrigado... e nao ando desaparecido, ando e mais caladito.
Beijos

Diabba - Agora deixaste-me curioso... o que e que tens em comum comigo em? Conta la, podes sempre madar um mailzito paera a caixa do meloes.
Beijos
PS - Gostei do caramelo

FIFI - Muito obrigado. E sim, fica sempre muita coisa por dizer, guardada, ou coisas que disse na primeira pessoa e por serem tao intimas, nao as exponho aqui. E sim, mae e mae, e ainda hoje fico contente de saber que sempre que vou ao Porto, faz um esforco para me ir buscar ao aeroporto como tambem me deixa la quando tenho de partir com muitos miminhos na mala. Para as maes somos sempre aquele ser fragil que elas tem que proteger.
Fico muito contente que gostes deste cantinho. O nome e um acaso... fui baptizado Meloes noutro blog e ca sigo com o nome.
Um beijo

Tuxa - Obrigado.
Beijos

Diabba disse...

E ql é o teu mail??

Não é uma boa recordação, o que tenho em comum ctg, como para ti tb não deve ser.

beijo d'enxofre

Diabba disse...

já descobri o teu mail e, já respondi.

não deixo beijo pq sou forreta e já deixei um no comentario acima. hihihihihihi

Melões Melodia disse...

Diabba - sim, ja recebi o teu mail. responder-te-ei num minutinho.
Beijos (eu nao sou forreta)

PS - e que azelhice e essa de nao conseguires encontrar como mandar-me um mailzito?

Diabba disse...

Chamaste-me azelha?? (ar indignado)

Anda cá que eu não te faço mal!! (faca atrás das costas, é desta que o transformo em talhadas)

grrrrr.... posso saber, no teu blog onde é que está o mail? posso? posso?? (indo espreitar de novo, não vá o gajo tê-lo lá posto agora mesmo)

grunfff (nariz empinado mode)

Melões Melodia disse...

Diabbinha - pois chamei, toda a gente sabe que, se ha um endereco de correio electronico, esta pelo menos no profile.
Por isso desempina la o nariz e da a cauda a torcer!

Diabba disse...

Não dou nada!! E se me tocas na cauda picoto-te todo!!

Cumé que querias que eu soubesse que estava no perfil, hã?? grunfff, Hellooo... dahhh... estás nos favoritos, entro directo no blog, achas que vou ver o teu perfil?? grrrrr grunfff (ar de matrona ofendida)

Melões Melodia disse...

Bem - sempre pensei que fosses uma diabba inteligente e que la chegasses, como, afinal o fizeste...
mas clara, diabba que e diabba tem mau feitio e tem sempre que reclamar quando alguma coisa se atravessa com o seu pecado de preguicite aguda...

Melões Melodia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
chiqui disse...

Bem melao este tocou-me ca no fundinho... fizeste as lagrimas virem-me aos olhos... nao vale saber escrever assim tao bem, tao bonito...
gosto tanto de ti sem te conhecer (desabafo de menina chorona:))
beijos grandes e muitos parabens para uma mae concerteza muito babada com um filho tao carinhoso

AEnima disse...

Ai que chatice pah!!!! Ja tinha escrito um comentario horrivelmente gigante, cheio de baba e elogios ao carinho tao natural, e ao ir buscar um link para te mostrar uma peripecia das minhas, apaguei-o!

Fica aqui o raio do link, que agora fora do contexto, nao tem piada nenhuma. http://edicoesbanais.blogspot.com/2006/06/doce-ou-v-glria-de-estragar.html

Dizia eu que bem sei o que e' passar os 28 de Junhos tambem afastada da minha carangueja linda e muito chatinha la de casa, mas que tentei redimir-me no ano em que passei em portugal. A tua leoazinha deve estar tao orgulhosa de ti!!!! Parabens a ela :)

Melões Melodia disse...

Chiqui - obrigado e nao sejas chorona que nao vale a pena - se bem que as vezes faz bem. Fico muito contente que tenhas gostado.
Beijos

Aenima - oh :( agora fiquei sem me poder babar com os teus elogios...
mas ja te estou a imaginar nessa cozinha com farinha pela car, manteiga no cabelo e manchas de gordura na roupa. Mas mesmo que os bolos tenham ficado como bolas de sabao, 'a tua mae, souberam pela vida. Quanto a minha leoazinha, esta sempre muito orgulhosa de mim, mesmo que eu nao faca nada, ou faca as piores asneiras do mundo..
Maes. Por isso e que gostamos tanto delas.
Beijos

Ck in UK disse...

e ela leu o post ou nao?

Melões Melodia disse...

cila - o post post nao, mas mandei-lhe o texto com mais algumas coisas por email
beijos

amigona avó e a neta princesa disse...

Calhou passar por aqui - e soube-me bem! Bom fim-de-semana...

Melões Melodia disse...

Amigona Avo e a Neta Princesa - Obrigado pela visita, fico contente que tenha valido a pena.
Um beijo e outra beijoca para a princesa

Ms D. disse...

Parabéns atrasados!!
Raisparta só podias ser leão... :)
Beijos

Melões Melodia disse...

ms d. - nao sou leao :(
A minha mae e que e. eu ainda tenho que esperar 3 semanitas para o meu aniversario.
Beijos