domingo, 11 de novembro de 2007

Crianças



Ontem fui conhecer um novo grupo de trabalho.

Primeiro lançaram-me um olhar a medo. Depois foram-se aproximando. Ao fim da tarde riam, puxavam-me a camisola e escondiam-se. Atiravam-se sem medo e faziam-me cócegas.

São crianças. E talvez porque sejam crianças, mantêm o olhar vivaço e o sorriso de quem acredita que tem uma vida pela frente.

Mesmo sabendo que não é assim, consegui esquecer-me do estado delas e passei uma tarde de brincadeira e alegria numa enfermaria pediátrica de infecto-contagiosas.

Estranhamente, saí de lá revigorado e não esgotado, como havia imaginado.

E estas crianças que levam tareia da vida ensinaram-me tanto… não se queixam, não se choram…

…mas se há duas coisas que não combinam são crianças e doença.
PS – se alguém conhecer textos ou livros sobre voluntariado ou como lidar com crianças doentes e em fase terminal, por favor deixe sugestão – ou na caixa de comentários ou na caixa de correio electrónico – Obrigado.

20 comentários:

Diabba disse...

Quando me falam da perfeição que a natureza é, nas suas criações, penso logo nesse duo incompatível: crianças e doenças!

É uma imperfeição da natureza, ninguém me convence do contrário!

Quanto aos livros ou sugestões não conheço, mas posso sugerir que uses os teus instintos? Estará certo o que te parecer certo!

beijo d'enxofre

Actriz Principal disse...

Ha muita coisa que nao combina com muita coisa. Criancas e doencas sera apenas uma delas.

Acho excelente o que estas a fazer. Quanto as sugestoes, ia precisamente deixar-te a da amiga Diabba que, ainda que seja uma mafarrica, tem um coracao de ouro e eh uma tipa a atirar para o sabia (agora eh que arrasei com ela). Usa o teu instinto!

Se vires que tiveste uma visita da India... sou eu! Aqui, criancas, doencas, pobreza extrema e outras coisas que nao combinam sao a regra.

Beijos enormes, tenho saudades!

amigona avó e a neta princesa disse...

Vou sair devagarinho!Estou...

Teresa disse...

Eu embarco na opinião da Famosa e subscrevo tudo o que ela disse! A Dibba acertou na mouche.
Confia no teu instinto. A forma como a tarde correu é prova segura de que ele está certo.
Bem hajas.
Um grande beijo.

Carlota disse...

Não posso aconselhar-te livros, mas oferecer-te a minha profunda admiração! :)

Diabba disse...

Aquela gaija que pensa que é Famosa... grrrrrrrrr deu-lhe para denegrir a minha imagem!! Espero bem que se engasgue com uma chamussa!! grunfff

Não tenho coração precioso coisa nenhuma, nem de pedra, aqui não mora nada!! Quanto ao sábia, é outra falsidade inominável... francamente, ela quer é que eu passe vergonhas, pq depois não faço jus à fama!! grunffff

beijo enxofrado

geocrusoe disse...

Melão, não foram só as crianças que te ensinaram coisas, tu, através deste blog e sobretudo deste post, também me estás a ensinar que há gente como tu e é muito bom tu existires.

AEnima disse...

Melao,

Grande coragem essa de visitar criancas. Eu nao tenho muita informacao para ti, mas creio que conheco quem possa ter alguma. Seguiu mail. Beijinho... e obrigada pelo que fazes por ai :)

125_azul disse...

Juntamente com um beijo recheado de admiração, deixo-te o meu mail pessoal (já que não consigo abrir o do blog) para me dares uma caixa postal para onde te possa enviar o material que pedes. dmalaia@yahoo.com
Bom trabalho, menino de ouro

Melões Melodia disse...

Diabba - e imperfeicao, sem duvida. Claro que vou fazer o que sempre fiz, confiar nos instintos. Mas gostava de ler mais sobre o assunto, principalmente a nivel psicologico, quer das criancas, quer meu.
Beijos

Actriz - Benvinda de novo - entao ainda pelas Indias. aqui que a mafarrica nao nos ouve, tambem acho que tem um coracao de ouro.
Em Dezembro irei a Lisboa. Vemo-nos por la.
Beijos

Amigona - e dificil nao e? mas alguem tem que o fazer.
Beijinho

Melões Melodia disse...

Teresa - confio no meu instinto sem duvida, mas quero precaver-me de situacoes complicadas. Nem todos os dias serao cor de rosa, para mim ou para as criancas e por isso tenho que preparar-me para uma viagem que me pode abalar.
Beijos

Carlota - Obrigado.
Beijos

Diabba - pronto, es uma burra sem coracao - preferes assim?
E que eu sou a favor de mentiras piedosas e nao quero estragar a reputacao de ninguem.
Beijos

Melões Melodia disse...

Geocrusoe - Obrigado, mas olha que ensinam - ensinam que as vezes chateamo-nos com cada ninharia, com o que nao e importante, que nos deixamos ofender por quem nao merece ou nao tem intencao... Queixamo-nos de barriga cheia e so nos sabemos queixar e nao fazemos nada.
Estas criancas ensinam-nos a ser mais humanos.
Abraco

Aenima - ja vi o mail. Obrigado pela ajuda. Responder-te-ei mais tarde.
Beijos

Azulinha - Ja te tinha enviado um email no outro dia, pelos vistos nao chegou.
mandar-te-ei outro de seguida.
Obrigado pela ajuda.
Beijos

Diabba disse...

Vummmptttttt (arremesso do tridente) chamaste-me burra?? Vou-me a ti que não ganhas pra pensos!!!

ggrruuuaaauuufffffffff (espumando enxofre)

Melões Melodia disse...

Diabba - isso, mostra-nos o teu lado infernal.
Se e sabia e com coracao e porque e sabia e com coracao - se e burra e sem coracao e porque e burra e sem coracao - va la a gente entender isto! Mulheres!

Rm disse...

meloes, estive a faer uma pesquisa e apareceu isto:


http://www.voluntarioscpfl.org.br/site/pagina.php?idconteudo=202&entrevistasAnterioresPage=4

Abraços

chiqui disse...

MELAO, que coracao bonito tens!!
Es uma pessoa muito especial.
bjos enormes

amigona avó e a neta princesa disse...

Como deves ter sido feliz! Deixo-te um beijo de gratidão...bem-hajas!

Melões Melodia disse...

RM - Obrigado pela ajuda - vou investigar.
Abraco

Chiqui - e igual aos outros.
beijinhos

Amigona - estranho nao e? Como estas coisas nos fazem felizes?
Um beijo

Maçã com Canela disse...

Completamente incompativel.. sem dúvida!
Gostei de te ler.. assim por alto.. mas gostei e sei que passerei cá mais vezes.
Crianças.. são o meu mundo... vivo rodeada delas o dia inteiro.
Voluntariado... será o meu futuro... ajudar é preciso e faz parte de mim.
Estar com crianças em H sempre foi um dos meus sonhos..
Não é que encontrei aqui alguem com imensos gostos iguais aos meus!

Um beijinho..
Volterei!

Melões Melodia disse...

Maca com canela - Obrigado pela visita.
E forca, segue o teu sonho que nunca somos demais.
Um beijinho