segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O Báltico

Se pudesse multiplicava o tempo. Fazia os dias com quarenta e oito horas.
Estive uns dias fora, a voar de Londres para Vilnius, de Vilnius para Tallinn, de Tallinn para Riga, de Riga para Tallinn, de Tallinn para Riga (não é repetição, foi mesmo assim) e de Riga para Londres.

Tentar acomodar passeios pelas capitais do Báltico entre reuniões.
Descobrir que o Grande Palace Hotel em Riga não tinha água.
Quase perder o nariz nas temperaturas que lutavam para chegar a zero.
Lidar com gente que não fala nenhum dos idiomas que sei falar.
Recusar serviços de "acompanhamento” oferecidos na rua – e em relação a estes conto uma história.
- Um sujeito em Riga vê-me chegar ao hotel e pergunta-me de onde sou. Português, respondo. Ao que o sujeito me atira a seguinte frase tal como a transcrevo: “- Quer uma mulher boa para f*der esta noite?”
Lidar com dias curtos e quase sem luz.
Deliciar-me com a boa cozinha do Báltico, os doces e os queijos!
Maravilhar-me com a arquitectura destes países, com as cidades medievais totalmente reconstruídas e cheias de vida, que me trazem a amarga recordação de como o nosso país falhou ao limpar e fazer renascer o centro do meu amado Porto quando recebeu os fundos de coesão da União Europeia.
Ouvir nas rádios dos táxis músicas esquecidas e levadas pelo tempo como o “Tema de Lara” do “Dr Jivago” ou o tema de “Song of Love”.

Mas muito ficou por fazer:
- ir a S. Petersburgo e Helsínquia;
- ver um concerto no fabuloso teatro de Riga;
- jantar no Fellini em Riga;
- subir á Torre do Old City Hall em Tallinn;
- visitar Jurmala;
- percorrer as recuperadas muralhas de Vilnius;...

E com tanta coisa, relatórios por fazer, trabalho de uma semana acumulado, visita dos papás dentro de uns dias, publicar um research, o meu canto e os que aqui vêm não recebem a atenção que merecem.

Quanto ao Báltico, espero lá regressar um dia e ter tempo para o que ficou a fazer – e claro, no Verão.

Por agora resta-me aliviar a carga de trabalho para vos visitar e pôr os meus papéis em dia.

33 comentários:

Carlota disse...

Parece-me uma excelente ideia essa de fazer dias de 48 horas. mas só ao fim-de-semana, se fazes favor...
:)

Melões Melodia disse...

Carlota - ou nos dias laborais, mas mantendo o numero de horas de trabalho)
Beijo

Vieira Calado disse...

Vivi 5 anos em Londres desde 1967!
Se ainda lá estivesse, podiam contar comigo.
Cumprimentos

Melões Melodia disse...

Vieira Calado - Bem Vindo quer ao blogue quer a Londres. Apesar de o encontro ser destinado a portugueses que vivem em Londres, os outros portugueses sao tambem bem vindos.
Abraco

Ck in UK disse...

haha e nao falaste do nariz?

Melões Melodia disse...

O Cila ora le la outra vez! O Nariz esta la!

Rubrica Brasil disse...

Deixo um beijo.

Melões Melodia disse...

Rubrica Brasil - Outro para ti.

Afrika disse...

Ai Melões... Vilnius e Riga duas cidades que conheço pois vivo com 2 raparigas da Lituânia e quando pus la os pes, achei simplesmente lindo... Riga e' outra maravilha mas da próxima visita em Junho como eu fiz (eles festejam tb o Sao João ;) Quanto a Riga pois o mesmo pena ficar a 600 km de Vilnius, mas tb fascinante!
Beijo

Teresa disse...

INVEJA!!!
É só o que te digo. E nem me fales em S. Petersburgo, que é um dos meus sonhos mais queridos - no Verão, noites brancas, etc.

Já te dise que te odeio? lol

Grande beijo.

Diabba disse...

Pois que gostava de ter lá estado contigo, com o nariz protegido, claro, não quero que nada de mal aconteça ao meu lindissimo nariz! hehehehehe

Tenho tantas saudades da neve!

beijos d'enxofre

Mocho Falante disse...

ora aqui está um belo destino a não descartar

abraços e bom descanso.

Ps: Gostei deste teu diário de bordo

geocrusoe disse...

Pois em ferias tambem gostava de ter dias de 48 horas... nos outros periodos tambem desde que nao aumentasse as horas de trabalho... pelos vistos os paises do baltico sao outro mundo por explorar... agora que estou na fase de desbravar culturas mais ocidentais e matar saudades. Quanto ao frio, confesso que ate hoje nunca me assustei, pelo que visitar as capitais do baltico no inverno nao me repugna, bom regresso ao trabalho e rendimento para haver mais tempo disponivel para viver.

Melões Melodia disse...

Afrika - Claro que la ierei no Verao - so nao sei e de que ano.
Beijos

Teresa - va, quando for la outra vez (ja que "ganhei" novos clientes naquelas paradas) convido-te para vir comigo.
Beijo

Diabba - se quiseres vens da proxima vez - e sim tambem ja tinha saudades da neve, mas neve como deve ser!
Beijos

Melões Melodia disse...

Mocho - Obrigado. Visita que vale a pena (e ainda e um destino barato).
Abraco

Geocrusoe - Aproveita bem esses teus dias pelo Canada. a mim, o frio tambem nao me mete medo. Afinal vivi na Romenia, mas desta vez, apanhou-me desprevenido e ia ficando sem nariz!
Abraco

Wask disse...

ora ai estah um percurso que estah nos meus planos fazer... a ver se levas as fotos em Janeiro para aumentar a "sede" e fazer com que marque mais depressa a visita!!!

Um abraco!

Melões Melodia disse...

Wask - Podemos tratar disso - olha que vale mesmo a pena.
Abraco

amigona avó e a neta princesa disse...

Aiiiiiiiiii, que estou gelada! Gelada e cansada com tanta ida e vinda!!!
Não é que dava mesmo um jeitão do caraças (opss, desculpa)as tais 48h? E não me importava de trabalhar mais!!!
Repetindo alguém, já disse que te odeio? Mesmo assim deixo um beijo,pois aproxima-se o Natal e convém sermos bonzinhos!!! (eh! eh!)

Melões Melodia disse...

Amigona - pois ja ves, cansado e gelado. Agora ate Londres me parece quente! Quanto as horas poderia trabalhar mais, dependendo do trabalho.
Um beijo para ti e para a neta.

Tuxa disse...

Ainda nao fui a nenhum desses destinos, por isso o verde de inveja com que estou agora e mesmo de fugir!!!
Ainda que "entalado" em dias de trabalho, ir a umas paragens diferentes sabe sempre bem (o regresso nem tanto, mas nao ha milagres)!
E ja falei com a tua amiga de ca! O mundo e mesmo pequeno... bjs

Wask disse...

aquilo acontece todas as segundas feiras, com inicio pelas 7h45. era engracado dares um salto na proxima semana...

Melões Melodia disse...

Tuxa - curioso nao e? Mas nao fiques verde que tens sempre tempo de la ir.
Quanto a R. grande surpresa. Ainda estou para descobrir como e que ela descobriu o meu blog.
Beijos
PS - porventura nao nos conhecemos quando ai estive em novembro do ano passado?


Wask - pois provavelmente darei. Obrigado.
Abraco

125_azul disse...

Afinal o guerreiro estava em paz, mas aos saltinhos por aí... Agora um descansinho, sim? Beijinhos, feliz regresso!

Melões Melodia disse...

Azulinha - claro! agora vou ter ca os papas uma semanita e depois vou UM MES a terras lusas!
Beijinhos

Tuxa disse...

Nao, nao nos conhecemos (com muita pena minha, confesso), porque eu so conheci a R. ha uns mesitos! Mas se ca voltares, tem de ser! bjs

Melões Melodia disse...

Tuxa - ficara para a proxima. Afinal vou tao regularmente a Amesterdao...
Beijos

disse...

Estiveste ausente , mas pelos visto, por um bom motivo:) e avaliar pela quantidade de comentarios, ja havia p'raqui muita saudade tua;)

Melões Melodia disse...

Be - verdade... muito trabalho.
E sim ja tinha reparado que em pouco tempo a caixa de comentarios se foi enchendo e fico contente por saber que toda esta gente andava por aqui. E bom sentir que as pessoas se interessam pelo que dizemos, nem que seja vitualmente.
Beijo

Anónimo disse...

Fiz essa viagem num cruzeiro de 21 dias em Agosto de 96: Lisboa,Leixões, Jersey (linda para férias),Bruges,Dame,Estocolmo,2 dias em St.Petersburgo(Hermitage,e Petrodvorets,residência onde Pedro o Grande ia passar apenas 8 dias por ano de férias,que belo com as suas cento e tal fontes),Tallin,Canal de Kiel,Cherbourg.A entrada de barco em Estocolmo é das coisas mais belas que já vi,cerca de 2 horas de maravilhas,ilhas pequeninas até para os patos com direito a casa e tudo.Lugares únicos e com temperaturas de 23 graus.Para quem gostar é a viagem mais bonita para ver um pouco de tudo e não andar com malas de um lado para o outro,além da vida de cruzeiro.Chau Boas Férias e Boas Festas para todos da FIFI

Professorinha disse...

Ultimamente anda tudo a queixar-se de falta de tempo... Mas devemos sempre ter tempo para as pessoas importantes na nossa vida...

Venho também agradecer as tuas palavras de conforto.

Beijos

Melões Melodia disse...

Fifi - e e lindo nao e?
Beijos

Professerinha - claro que sim, mas esse conseguimos encontrar.
Beijo grande

Anónimo disse...

Quando fores a S. Petersburgo, conta comigo! Ando a adiar ha seculos! Rainha ;) ah, faco questao de patrocinar com um belo jantar o encontro da Tuxa com o Meloes Melodia ;) Beijao

Melões Melodia disse...

O rainha, quando quiseres, ate porque acho que deves ser uma moca porreira para ir por ai de ferias!
E nesse jantar queres que volte a fazer o meu bacalhau? ;-)
Beijo